Diagnóstico de motores

Estático:

  • Excentricidade entre rotor e estator.
  • Isolamento, Índice de Polarização e Absorção Dielétrica, de acordo com a norma IEEE 43-2000.
  • Medição de impedância e / ou queda de tensão.
  • Testes de tensão aplicados (HIPOT).

Dinâmico:

  • Qualidade de energia: Formas de onda, Gráfico polar, Distorção harmônica total, Desequilíbrios de tensão e corrente, Fator de potência, Sequências de corrente.
  • Circuito de potência: Testes em qualquer parte do circuito (terminais, contator ou disjuntor), determinação de conexões de alta resistência, capacitores danificados.
  • Estator: juntas de alta resistência, curtas entre as curvas. Sujeira do enrolamento, resistência ôhmica e indutância.
  • Rotor: Defeitos nos rotores, na gaiola de esquilo ou no anel de curto-circuito.
  • Folga de ar (folga de ar): desequilíbrio dinâmico ou estático do rotor devido a deformação ou devido a defeitos no alinhamento ou rolamentos desgastados.